16 agosto, 2022

10 Boas Dicas de Segurança para condomínios

10 Boas Dicas de Segurança para condomínios

Só tecnologia não é suficiente: atenção ao entorno e bons procedimentos são fundamentais

Categories: Rotina

Postado Por: Larissa

Categories: Rotina

Portado por: Larissa

A segurança é uma preocupação de todos e um dos grandes atrativos para quem opta por morar em condomínios. Mas como deixar o condomínio realmente mais seguro é uma das grandes questões para a vida urbana!

Hoje, a tecnologia é uma aliada importante para manter as áreas do condomínio e seu perímetro bem vigiados. Mas isso não é tudo!
Para Angélica Arbex, gerente de relacionamento da Lello Condomínios, é fundamental que existam outros fatores dando suporte à segurança do condomínio – principalmente a integração com a comunidade.

“A tecnologia é um recurso para a segurança, mas na minha opinião o conceito de segurança é muito mais abrangente e complexo do que a instalação de um super aparato de vigilância.
Quanto mais os condomínios estiverem integrados ao seu entorno, a sua rua, ao comércio, os outros condomínios e às casas, mais o ambiente será seguro, e eu arriscaria dizer até mais feliz. A integração em uma cidade onde as pessoas transitam e passeiam e onde cada vez mais esse espaço for das pessoas, maior é a chance de haver um ambiente menos hostil e suscetível à violência.

Iniciativas como City Câmeras da prefeitura de São Paulo e o Vizinhança Solidária, da polícia militar, são a prova de que segurança trata-se de cooperação, convivência e entendimento de que vivemos em comunidade”, explica ela.

E a grande questão é, Como deixar o seu Condomínio mais seguro?
Confirma abaixo as 10 boas dicas de segurança para condomínios:

  1. Valorizar a equipe de portaria, dar clareza sobre os procedimentos de segurança do condomínio, conhecer as limitações da equipe e trabalhar para o constante aperfeiçoamento de suas habilidades.
  2. Se informar sobre programas que envolvam o condomínio em uma rede maior de segurança, como o City Câmeras e o Vizinhança Solidária.
  3. Apostar em comunicação recorrente e conscientização para os moradores sobre a importância dos procedimentos de segurança para o condomínio.
  4. Manter-se em contato com vizinhos, formando uma comunidade que se comunica e se preocupa com o entorno.
  5. Seguir os procedimentos combinados.
  6. Estar sempre atentos às boas práticas de segurança a serem seguidas no condomínio.
  7. Saber agir mesmo sob pressão e ter agilidade, por exemplo quando deparar-se com uma pessoa estranha. Tentar agir com rapidez.
  8. Ter calma para agir quando algo dá errado ou acontece antes do planejado.
  9. Conhecer e respeitar os procedimentos de segurança do condomínio.
  10. Não pedir para os funcionários, principalmente de vigilância e portaria “abrirem exceções” para situações particulares.

Fonte: https://www.lellocondominios.com.br/seguranca-para-condominios/

Artigos Relacionados